Lista de exercícios | Estados físicos da matéria

em 8/25/2018


Lista de exercícios 2: questões de vestibular sobre os estados físicos da matéria 





Caso ainda não tenha estudado o assunto, não tem problema! Assista a vídeo-aula abaixo:





Atenção: periodicamente as listas de exercícios serão atualizadas conforme a ocorrência dos vestibulares/concursos/provas! Fique esperto (a). 
Última atualização 09/04/2021


1 (UEL-PR)- Leucipo e Demócrito não fizeram referência à massa das partículas, característica hoje aceita como essencial. No entanto, a ideia de ambos de que as partículas estão em constante movimento ainda continua válida. Qual das afirmações, envolvendo o movimento das partículas, é incorreta?

a) No estado gasoso as partículas estão em movimento desordenado, relativamente afastadas umas das outras.
b) Devido à massa, as partículas em movimento contêm energia cinética.
c) No estado líquido, embora ainda em movimento, as partículas estão mais próximas que no estado gasoso.
d) A pressão dos gases pode ser explicada pelo choque de suas partículas contra as paredes do recipiente.
e) O estado físico sólido é o único no qual as partículas não se movimentam.


2 (IFSC-SC)- Assinale no cartão-resposta o número correspondente à proposição correta ou à soma das proposições corretas.

01. Em todos os três estados da matéria, o movimento de oscilação das partículas que a constituem torna-se mais vigoroso com a redução da temperatura.
02. Em um sólido, como o gelo ou o cobre, as partículas têm um empacotamento apertado e não realizam nenhum tipo de movimento.
04. Os casos a, b e c representam os estados sólido, líquido e gasoso, respectivamente.
08. As partículas que compõem o ar, principalmente nitrogênio e oxigênio, movem-se quase completamente livres e estão em constante movimento aleatório.
16. Um líquido, como a água ou o cobre fundido, é uma forma fluida da matéria e ocupa todo o recipiente que o contém.
SOMA ( )


3 (UnB-DF)- Após uma aula sobre propriedades físicas da matéria, um professor de química entregou a um de seus alunos dois recipientes, A e B (mostrados abaixo), fechados, sem rótulos (sem identificação), contendo um recipiente apenas água líquida e outro, benzeno líquido, ambos puros e incolores. Para identificar as substâncias sem abrir os recipientes, o aluno colocou-os num banho de gelo e, após certo tempo, notou que no recipiente A existia uma fase sólida na superfície e, no recipiente B, observou a presença de fase sólida no fundo (vide figura).

Julgue os itens:
1) O recipiente A contém água.
2) A fase sólida de qualquer substância tem densidade maior que a de sua fase líquida.
3) O aluno não usou nenhum dado de propriedade física para ajudá-lo na identificação das substâncias contidas nos recipientes A e B.
4) Benzeno e água são imiscíveis, porque têm densidades diferentes.


4 (PUC-MG)- Qual dos seguintes estados é o mais desordenado?
a) Gás próximo à temperatura de condensação.
b) Líquido próximo ao ponto de ebulição.
c) Sólido próximo ao ponto de fusão.
d) Líquido próximo ao ponto de congelação


5 (EAM)- Um estudante realiza a seguinte experiência durante um dia em que a temperatura ambiente é de 30°C: retira uma caçamba de gelo e a coloca sobre um balcão. Após determinado tempo, o gelo derreterá completamente. Se ele, após isso, pegar a porção de água resultante, no estado líquido, e a colocar em uma panela sobre a chama de um fogão a água irá vaporizar completamente passando assim pelos três possíveis estados físicos da matéria. A respeito do estado de agregação das moléculas nos estados físicos da matéria, é correto afirmar que as moléculas:

a) estão pouco agregadas apenas no estado sólido
b) estão bastante agregadas em todos os estados físico
c) possuem um estado de agregação intermediário apenas no estado líquido
d) estão bastante agregadas apenas no estado de vapor
e) estão pouco agregadas em todos os estados


6 (UFV-MG)- Considere as seguintes propriedades de 3 substâncias:
Substância A: quando colocada dentro de um recipiente move-se sempre para o fundo;
Substância B: quando colocada dentro de um recipiente espalha-se por todo o espaço disponível;
Substância C: quando colocada dentro de um recipiente, move-se sempre para o fundo, espalhando-se e cobrindo-o.

Os estados físicos das substâncias A, B e C são, respectivamente:
a) líquido, sólido e gasoso.
b) gasoso, sólido e líquido.
c) sólido, gasoso e líquido.
d) sólido, líquido e gasoso.
e) gasoso, líquido e sólido.8.


7 (UFAL-AL)- Considere a tabela abaixo, cujos dados foram obtidos à pressão de uma atmosfera.

DADOS:
SUBSTÂNCIA  PFº           PEº

         I              -94,3          56,7

         II             -38,9          357

         III             600           2000

Sob pressão de uma atmosfera e temperatura de 25º C, as substâncias I, II e III apresentam-se, respectivamente, nos estados:
a) sólido, sólido e sólido
b) líquido, líquido e sólido
c) líquido, líquido e líquido
d) líquido, sólido e sólido
e) sólido, líquido e sólido


8 (FUVEST-SP)- Ácido acético e bromo, sob pressão de 1atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condições, qual é o estado físico preponderante de cada uma dessas substâncias?

FUVEST - estados físicos da matéria, ácido acético e bromo


Dados: o ácido acético apresenta temperatura de fusão igual a 17°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 118°C. O bromo apresenta temperatura de fusão igual a –7°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 59°C.

a) Ácido acético sólido e bromo líquido.
b) Ácido acético líquido e bromo gasoso.
c) Ácido acético gasoso e bromo sólido.
d) Ácido acético sólido e bromo gasoso.
e) Ácido acético gasoso e bromo líquido.


9 (ENEM)- O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

ENEM 2016 - estados físicos da matéria tabela

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 ºC.
 a) Butano, metanol e metano.
 b) Etanol, metanol e octano.
 c) Metano, metanol e octano.
 d) Metanol e metano.
 e) Octano e butano.


10 (Mackenzie-SP)- As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 °C, são, respectivamente:


Mackenzie - estados físicos da matéria tabela

a) sólido, líquido, gasoso e líquido
b) líquido, sólido, líquido e gasoso
c) líquido, gasoso, líquido e sólido
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso


11 (Colégio Naval)- Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir.



Sendo assim, é correto afirmar que, a 50ºC, encontram-se no estado líquido:

(A) cloro e flúor
(B) cloro e iodo
(C) flúor e bromo
(D) bromo e mercúrio
(E) mercúrio e iodo


12 (EAM)- Analise a tabela abaixo.




Admitindo que a pressão e a temperatura ambiente sejam, respectivamente, de 1 atm e 30ºC, é correto afirmar que:
a) a substância B está no estado gasoso.
b) a substância D está no estado sólido
c) as substâncias A e C estão no estado líquido
d) as substâncias A e D estão no estado líquido
e) as substâncias B e C estão no estado gasoso

13 (UFPB)- Os materiais podem ser reconhecidos por suas propriedades. No intuito de estudar as propriedades da água, foi realizado um experimento, usando chapas de aquecimento, béqueres e água, em diversos estados de agregação, sob pressão normal, como mostrado na figura a seguir, através das representações macro e microscópicas. Observando o experimento e considerando os conhecimentos fundamentais da matéria, pode-se afirmar: 


 I. O sistema 1 representa água no estado sólido, e a temperatura é inferior a 0 ºC. 
 II. O sistema 2 representa a água no estado líquido, e a temperatura é -10 ºC. 
III. O sistema 3 representa o início da ebulição da água, e a temperatura é 100 ºC. 
IV. O sistema 3 representa a ebulição da água, que se inicia a 80 ºC e termina a 100 ºC. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
a) I 
b) III e IV 
c) I e III 
d) I e II 
e) II e IV 

Gabarito comentado


1 (UEL)- Gabarito E

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2 (IFSC-SC)- Gabarito: soma: 4+8= 12.

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3 (UNB-DF)-  Gabarito: soma: 1

2) Apenas a fase sólida da água é menos densa que a sua fase líquida. Portanto, essa afirmativa está errada uma vez que ela é generalizada.
3) O aluno utilizou as propriedades físicas chamadas de densidade e de ponto de fusão/solidificação.
4) Errado:  A miscibilidade das substâncias está relacionada com a polaridade.


4 (PUC-MG)- Gabarito A

O gás por conter maior energia cinética, ou seja, maior grau de agitação das partículas terá, portanto, uma maior desordem. Essa energia cinética faz com que as partículas se movimentem mais rapidamente, assim ora  se colidem e ora se afastam gerando esse movimento desordenado (entropia).


5 (EAM - 2014)- Gabarito C

O estado de agregação da matéria diz respeito às moléculas da substância: se elas estão mais unidas ou mais afastadas.

O estado líquido possui um estado de agregação intermediário: as moléculas não estão super juntinhas como no estado sólido, mas também não estão tão afastadas quanto no estado gasoso.


Na vídeo-aula sobre os estados físicos da matéria eu expliquei exatamente isso, obviamente ,com mais aprofundamento para que você tenha um maior entendimento sobre o assunto. Assim, se você ainda não assistiu a aula, corre lá para assistir. Será importante para química e física! (E para que você definitivamente entenda o exercício).


6 (UFV-MG)- Gabarito C

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7 (UFAL-AL)- Gabarito B


8 (FUVEST-SP)- Gabarito E


9 (ENEM)- Gabarito B

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10 (Mackenzie-SP)-  Gabarito C

PF é o ponto de fusão ou temperatura de fusão: é a temperatura em que a substância se solidifica ou funde (derrete): passa do estado sólido para o líquido ou do líquido para o sólido,

PE é o ponto de ebulição ou temperatura de ebulição: é a temperatura em que a substância vaporiza ou condensa: passa do estado líquido para o gasoso ou do gasoso para o líquido.

Uma maneira de facilitar a resolução desse tipo de exercício é organizar os valores numéricos de temperatura em ordem crescente:

Se a temperatura solicitada no exercício estiver à esquerda do PF a substância será sólida
Se a temperatura solicitada estiver entre o PF e o PE a substância será líquida
Se a temperatura estiver à direita do PE a substância será gasosa.

Com isso, basta colocar em ordem crescente os valores numéricos de cada temperatura:

Mercúrio: - 38,87; 30; 356,9: líquido
Amônia: - 77,7; -33,4; 30: gasoso
Benzeno: 5,5; 30; 80,1: líquido
Naftaleno: 30; 80; 217: sólido


11 (Colégio Naval)- Gabarito D

PF é o ponto de fusão ou temperatura de fusão: é a temperatura em que a substância se solidifica ou funde (derrete): passa do estado sólido para o líquido ou do líquido para o sólido,

PE é o ponto de ebulição ou temperatura de ebulição: é a temperatura em que a substância vaporiza ou condensa: passa do estado líquido para o gasoso ou do gasoso para o líquido.

Uma maneira de facilitar a resolução desse tipo de exercício é de organizar os valores numéricos de temperatura em ordem crescente. 

Se a temperatura solicitada no exercício estiver à esquerda do PF a substância será sólida
Se a temperatura solicitada estiver entre o PF e o PE a substância será líquida
Se a temperatura estiver à direita do PE a substância será gasosa.

Com isso, basta colocar em ordem crescente os valores numéricos de cada temperatura:

Cloro: -101,0; -34,6; 50
Flúor: -219,6; -188,1; 50
Bromo: -7,2; 50; 58,8
Mercúrio: -38,8; 50; 356,6
Iodo: 50; 113,5; 184


Por fim, quando o número 50 estiver entre o PF e PE a substância estará no estado líquido: bromo é mercúrio.


12 (EAM 2009)- Gabarito D

A substância A está no estado líquido. 
A substância B é sólida
A substância C é um gás.
A substância D é um líquido: a água.

Como resolver esse tipo de questão? Coloque as temperaturas dadas pelo exercícios em ordem crescente.

Neste caso, 30ºC é a temperatura que o exercício nos forneceu para descobrimos o estado físico de cada substância. Se ele tivesse dado outro valor, por exemplo, 20ºC, colocaríamos esse valor de 20ºC na escala de ordem crescente.

Por exemplo, se fizermos isso com  a substância A temos:

15 < 30 < 90. 

Veja que os 30ºC, que é a temperatura que o exercícios nos forneceu, está entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição, ou seja, não é sólido e não é gás, o que nos resta? Líquido.

Na substância b teremos:

30 < 40 < 120

Veja que a a temperatura de 30ºC vem antes do ponto de fusão, ou seja, a substância B está no estado sólido. Entendeu? Faça isso com as outras duas substâncias.


13 (UFPB)- Gabarito A e C (Conforme o gabarito oficial).


Espero que tenha ajudado! Dúvidas? Pergunte nos comentários.

Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!


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