ENTENDA O PROJETO


E aí meu aluno?! E aí minha aluna?! Seja muito bem-vindo e muito bem-vinda ao maravilhoso mundo da química! Aqui neste post te darei mais detalhes sobre o projeto O lado bom da Química.

Este site faz parte de um projeto de incentivo ao estudo da química com foco nos vestibulares e concursos de nível Ensino Médio. Quer saber como você faz para acessar e acompanhar o conteúdo? Continue lendo!

Lisa do Simpsons estudando - Projeto O lado bom da Química


As dificuldades que muitos alunos têm na área das exatas é imenso! Atrelando isso com a falta de acesso a educação de qualidade e, pior, falta de professores nas escolas, o aluno se vê desamparado e sem esperanças de conquistar a tão sonhada vaga: seja um lugar reservado na cadeira da universidade ou uma vaga de emprego através de um concurso público. E, então, o aluno se faz a seguinte pergunta: 

"Como conseguirei alcançar esse sonho?"


"Como poderei melhorar a minha qualidade de vida sem que eu tenha recursos financeiros para estudar?"



Unidos somos mais fortes - Projeto O lado bom da Química
Além disso, há aqueles alunos que, quando jovens, tiveram que abandonar os estudos por algum motivo. Depois de anos sem ter contato com a escola, a dificuldade de voltar a estudar é demasiada e muitos não sabem por onde começar  e o que estudar. 

"Como alcançar os objetivos sem cursinho? Sem apoio?"



Bom, eu posso fazer a minha parte e te ajudar em química. O que acha?




O projeto "O lado bom da Química" vai te ajudar a aprender química do zero para você alcançar o seu sonho!


Nosso objetivo: ajudar aquelas pessoas que estão há muito tempo sem estudar, pessoas que não tiveram aulas de química na escola (muitos alunos relatam isso) e também alcançar aqueles que têm muita dificuldade na matéria e precisam de algum apoio. 

Traduzindo: se você ainda cursa o Ensino Médio ou já concluiu esta etapa e não estuda há anos... este projeto é para você!


COMO TRABALHAREMOS?


-Cronograma de estudos

Contaremos com um cronograma de estudos que terá todo o conteúdo necessário para um bom aprendizado da química de nível Ensino Médio. Você apenas terá que adaptar o cronograma para o seu objetivo e reforçar aquele conteúdo que mais é cobrado na sua prova (darei dicas sobre as mais diversas provas aqui no blog, fique atento (a)).  O cronograma pode sofrer alterações, fique atento!

O cronograma foi elaborado por mim, professora Erica Regina, e está organizado de uma forma que eu considero ideal (vale lembrar que gosto é gosto e que cada professor tem a sua metodologia) para um bom desempenho de alunos que não possuem base alguma na matéria. O conteúdo começa com conceitos básicos e essenciais e evolui até os temas mais complexos.

Todo o conteúdo disponibilizado aqui no site e no canal seguirá a ordem desse cronograma. Por isso, caso você se perca nas postagens, não se esqueça de consultar o cronograma para se localizar.



-Vídeo-aulas 

Serão disponibilizadas vídeo-aulas teóricas completas e gratuitas. Todo o conteúdo, do básico até o mais avançado, será postado lá no canal do youtube. As aulas estarão organizadas no formato de playlists, mas você também poderá acessar temas avulsos.

Para te ajudar a encontrar o conteúdo que deseja, seguindo o cronograma ou não, acesse o guia de vídeo-aulas por assunto, a lista de todas as vídeo-aulas disponibilizadas até o momento ou assista através do canal no youtube.


- Teoria escrita / resumos

O conteúdo teórico em texto também será disponibilizado aqui no site acesse: teoria dividida por assunto ou a lista completa de todos os resumos


-Vídeo-exercícios

Haverá a gravação de vídeos de resolução de exercícios. Eles serão úteis para entender como o conteúdo estudado pode ser cobrado em prova, para a própria fixação do conteúdo e para que você tire eventuais dúvidas sobre o método de resolução.

Esses vídeos também serão ótimos para revisão do conteúdo.

Os "vídeo-exercícios" também serão organizados no canal em formato de playlists. Para te ajudar a encontrar o conteúdo que deseja, seguindo o cronograma ou não, acesse: lista de todos os vídeo-exercícios , vídeo-exercícios por assunto ou acesse o conteúdo no canal do projeto.




-Listas de exercícios

Serão disponibilizadas listas de exercícios abordando cada conteúdo juntamente com o gabarito comentado. Todos os exercícios terão resolução comentada em vídeo, entretanto, como sou apenas uma pessoa, levará um tempinho para que eu consiga gravar todos os exercícios.




-Provas comentadas

O projeto ainda oferece provas de vestibulares e concursos públicos com gabarito comentado. Peça uma prova.

-Grupos de estudos

O projeto conta com um grupo de estudos via Whatsapp e Facebook. No grupo do Whatsapp serão enviados exercícios, conforme o cronograma, para os alunos resolverem e discutirem o assunto. Depois, o gabarito comentado é liberado e, caso haja necessidade, discutimos.

Os grupos de estudos também servirão para você tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a química. 

Participe do grupo do Facebook. Para participar do grupo de estudos do Whatsapp é necessário enviar uma solicitação.



Acredito que com todos esses recursos ficará muito mais fácil de você aprender a química do zero, não é mesmo? Caso você tenha alguma dúvida e/ou sugestão faça o seu comentário no final da página.


Curtiu o projeto? Não deixe de compartilhá-lo com a galera! Ajude o projeto a crescer!





É professor(a) de química? Saiba que você pode contribuir com o projeto elaborando material que será postado aqui no site/blog (teórico, sugestões de experiências químicas, curiosidades, listas de exercícios etc).

Não é professor mas deseja contribuir de outra forma? Entre em contato!

Email: ericaregina.quimica@gmail.com

Não se esqueça de se inscrever no canal e acompanhar as notícias sobre o projeto e a sua prova nas redes sociais!



2 comentários , comente também!

  1. Grato,
    Vou acessar as aulas e estudar um pouco de Química. Voltei a estudar. Será necessário.

    ResponderExcluir