Exercícios | Fenômenos químicos e fenômenos físicos - avançado

em 8/30/2018


Lista de exercícios 4.1: questões sobre os fenômenos físicos e os fenômenos químicos



Atenção: essa é a segunda lista nível avançado sobre os fenômenos químicos e físicos. Caso ainda não tenha resolvido a primeira lista, comece por ela. Acesse: Lista 4: fenômenos físicos e fenômenos químicos.

Depois de ter praticado e aprendido bastante o conteúdo sobre o assunto, faça esta lista. Estes exercícios são um pouquinho mais complexos, se você resolvê-los primeiro, terá dificuldades.

Se você ainda não estudou o  conteúdo ou sentiu dificuldade na resolução dos exercícios abaixo, saiba já disponibilizamos uma vídeo-aula super completa, assista:



Há também um vídeo sobre dicas de como identificar se um fenômeno químico ou físico:





Entretanto, se precisar ler apenas relembrar o conteúdo antes de resolver os exercícios leia o resumo sobre os fenômenos químicos e físicos



Atenção: periodicamente as listas de exercícios serão atualizadas conforme a ocorrência dos vestibulares/concursos/provas! Fique esperto (a).




1 (ENEM)- A bauxita, composta por cerca de 50% de Al2O3, é o mais importante minério de alumínio. As seguintes etapas são necessárias para a obtenção de alumínio metálico:

1. A dissolução do AI2O3 (s) é realizada em solução de NaOH (aq) a 175ºC, levando à formação da espécie solúvel NaAI(OH)4 (aq).

2. Com o resfriamento da parte solúvel, ocorre a precipitação do AI(OH)3 (s).

3. Quando o AI(OH)3(s) é aquecido a 1050ºC, ele se decompõe em Al2O3(s) e H2O.

4. Al2O(s) é transferido para uma cuba eletrolítica e fundido em alta temperatura com auxílio de um fundente.

5. Através da passagem de corrente elétrica entre os eletrodos da cuba eletrolítica, obtém-se o alumínio reduzido no cátodo.

As etapas 1, 3 e 5 referem-se, respectivamente, a fenômenos:
a) químico, físico e físico.
b)  Físico, físico e químico.
c) Físico, químico e físico.
d) Químico, físico e químico.
e) Químico, químico e químico.


2 (VUNESP)- Indicar a alternativa que represente um processo químico.
a) Dissolução de cloreto de sódio em água.
b) Fusão de aspirina.
c) Destilação fracionada de ar líquido.
d) Corrosão de uma chapa de ferro.
e) Evaporação da água do mar.


3 (MACKENZIE-SP)- Na transformação 2H2O(g) → 2H2(g) + O2(g), ocorre um fenômeno:
a) químico, no qual os produtos têm propriedades físicas e químicas diferentes das do reagente.
b) físico, no qual produtos e reagentes possuem as mesmas propriedades químicas.
c) químico, denominado de reação de síntese.
d) físico, no qual a água apresenta-se em diferentes estados de agregação.
e) químico, no qual os produtos têm propriedades físicas iguais às do reagente.


4 (MACKENZIE-SP)- Nos diferentes materiais abaixo, expostos ao ar, verifica-se que:

I. Sobre uma lâmina metálica, forma-se uma película escura;
II. Bolinhas de naftalina vão diminuindo de tamanho;
III. O leite azeda
IV. Um espelho fica embaçado se respirarmos encostados a ele;
V. Uma banana apodrece

Podemos dizer que são observados fenômenos:
a) físicos somente;
b) físicos em I, II e V e químicos em III e IV;
c) físicos em II e IV e químicos em I, III e V;
d) físicos em III e V e químicos em I, II e IV;
e) químicos somente


5 (FATEC-SP)- Três das evidências da ocorrência de transformação química são:

• mudança de cor;
• mudança de cheiro e
• produção de gás.

Essas três vidências são observadas, conjuntamente, quando
a) Uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) A massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) Cal hidratada, Ca(OH)2, por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) Soluções aquosas de Na2 CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) Cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.


6 (UNESP – SP)- A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física


7 (UNESP-SP)- Ao se adicionar sódio metálico em água, ocorre reação deste com a água, com liberação de gás hidrogênio (H2), conforme representada pela equação:

Na0(s) + H2O (l) --> NaOH (aq) + 1/2H2 (g)

O fenômeno descrito pode ser classificado como:
a) físico, porque ocorre a dissolução do sódio metálico.
b) químico, porque ocorre a formação de íons Na+ em solução e desprendimento de gás hidrogênio.
c) físico, porque evaporando-se a água, pode-se recuperar o sódio metálico.
d) físico e químico, porque alterou a estrutura do sódio metálico e produziu hidrogênio a partir da água líquida.
e) físico, porque não alterou as propriedades físicas do sódio metálico.


8 (Cesgranrio-RJ)- Entre as transformações adiante, assinale a alternativa que representa um fenômeno químico:
a) Obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
b) Obtenção de gelo a partir da água.
c) Obtenção do oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
d) Solidificação da parafina.
e) Sublimação da naftalina.


9 (UFSC-SC)- Considere os processos:
I) Transformação de uma rocha em pó através de pressão
II) Revelação de filme
III) Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas no armário para matar traças
IV) Obtenção de querosene a partir do petróleo
V) Corrosão de uma chapa de ferro

São exemplos de transformações químicas os processos:
a) I e IV
b) II e V
c) II, IV e V
d) I, IV e V


10 (UFSC-SC)- As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:

01. Digestão de um alimento — fenômeno físico

                                   luz
02. Água oxigenada    →  água + oxigênio gasoso — reação química
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico
16. Sublimação do iodo sólido — reação química

Dê a soma dos itens corretos.


11 (FCChagas-BA)- Podemos separar a limalha de ferro, quando ela se encontra em mistura com floreto de enxofre, por meio de um ímã. Após aquecer intensamente a mistura, ela não é mais atraída pelo ímã. Esse fato deve ser explicado da seguinte maneira:
a) O ferro, uma vez aquecido, perde temporariamente suas característica magnética;
b) Houve reação entre o ferro e o enxofre, formando composto não magnético;
c) O enxofre fundido, ao resfriar, revestiu as partículas de ferro, isolando-as da atração magnética;
d) A volatilização do enxofre torna o ferro não-magnético.


12 (UFPI-PI)- O fogo é resultante de uma reação de combustão e, para que ocorra, é necessário o contato de uma substância, o combustível, com outra, o comburente que normalmente é o oxigênio do ar. Dos processos utilizados para combater incêndios, listados abaixo, assinale o que corresponde a uma mudança química.
a) Resfriamento para absorver o calor de combustão.
b) Abafamento para isolar o combustível.
c) Neutralização de substâncias intermediárias que realimentam a combustão.
d) Supressão do combustível pela retirada do mesmo.
e) Redução da concentração do comburente.


13 (UFPI-PI)- Das seguintes transformações, qual representa um fenômeno físico com absorção de calor?

a) Hg(l) --> Hg(g)
b) C(graf) --> C(diamante)
c) Br2(g) --> 2Br(g)
d) H2O2(g) ---> H2O(l) + 1/2 O2(g)
e) 2O3(g) ---> 3O2(g)


14 (PUC-MG)- Considere os fenômenos seguintes:
I.Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás.
II.Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência.
III.Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação.
IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa.
V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.

São fenômenos físicos:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e V
e) I e V


15 (CFTMG)- Um processo químico ocorre no momento em que há
a) separação dos constituintes do petróleo.
b) liberação de gás quando o gelo seco sublima.
c) solidificação da gordura quando a frigideira esfria.
d) efervescência do comprimido de vitamina C na água.


16 (UFSC-SC)- O(s) fenômeno(s) a seguir, que envolve(m) reação(ões) química(s), é (são)

01. Digestão dos alimentos;
02. Enferrujamento de uma calha;
04. Explosão de uma dinamite;
08. Fusão do gelo;
16. Queda da neve;
32. Combustão do álcool de um automóvel;
64. Sublimação da naftalina.


Gabarito comentado



1 (ENEM)- Gabarito E

1: Ocorre transformação do Al2O3 em NaAl(OH)4 – fenômeno químico

2: A temperatura influencia na solubilidade da substância. Assim, uma substância que antes estava solúvel, com a diminuição da temperatura, parte dela precipita (formação de sólido no fundo). Entretanto, a natureza, composição dessa substância não muda! - fenômeno físico

3: Ocorre transformação do Al(OH)3 em Al2O3 e H2O – fenômeno químico

5: Ocorre transformação do Al2O3 em Al (metálico) – fenômeno químico


2 (VUNESP)- Gabarito C

Corrosão de uma chapa de ferro é uma reação de oxidorredução, ou seja, o ferro oxida... perde elétrons.

Observamos isso, por exemplo, através da mudança de cor. Antes o ferro tinha uma cor metálica e, depois de oxidar, passou a ter uma cor avermelhada.


3 (MACKENZIE-SP)- Gabarito A

Esta é a reação de decomposição da água e não de síntese.
Reação de síntese seria o inverso:
2H2(g) + O2(g) → 2H2O(g)

4 (MACKENZIE-SP)- Gabarito C


5 (FATEC-SP)- Gabarito B


6 (UNESP – SP)- Gabarito B

I- Evaporação é uma mudança de estado físico. Mudanças de estados físicos são sempre fenômenos físicos pois não há alteração na composição da matéria.

II- Decomposição é quando a substância sofre "degradação", isso faz com que sua estrutura se rompa e se transforme em outras substâncias.

III- Além da decomposição, as substância no frasco podem reagir na presença de calor/luz e formar novas substâncias.


7 (UNESP-SP)-  Gabarito B


8 (CESGRANRIO-RJ)- Gabarito A

A obtenção da amônia (NH3) ocorre a partir da reação química entre o hidrogênio e o nitrogênio:

3H2(g) + N2(g) → 2NH3(g)

As outras alternativas representam exemplos de transformações físicas (fenômenos físicos).


9 (UFSC-SC)- Gabarito B

I) A pulverização da rocha é uma transformação física: não houve alteração na composição da rocha.

IV) A querosene é obtida através da destilação do petróleo. Este é uma mistura feita de vááários componentes, um deles é o querosene. Para separar a querosene basta aquecer o petróleo até o ponto de ebulição do querosene e condensá-lo separadamente dos outros componentes.


10 (UFSC-SC)- Soma: 02+ 08= 10.

01- Fenômeno químico

04 – Queima é sinônimo de combustão, que é um fenômeno química, ou seja, uma reação química.

16- Sublimação é uma mudança de estado físico (do sólido para o gasoso), portanto, é uma transformação física.


11 (FCChagas-BA)- Gabarito B


12 (UFPI-PI)- Gabarito C


13 (UFPI-PI)- Gabarito A

O Hg (mercúrio) estava no estado líquido e após a "seta" ele é indicado no estado gasoso. Para que ocorra essa mudança de estado físico (vaporização) a substância precisa absorver energia.

Caso queira entender o motivo da absorção de energia. Gravei uma vídeo-aula falando apenas sobre isso! Acesse a aula sobre os estados físicos da matéria


14 (PUC-MG)- Gabarito E


15 (CFTMG)- Gabarito D


16 (UFSC-SC)- soma: 1 + 2 + 4 + 32= 39


Essa foi a segunda lista de exercícios sobre os fenômenos químicos e físicos.  Se você ainda não viu a primeira lista de exercícios sobre o tema, acesse: lista de exercícios sobre os fenômenos físicos e químicos.

Espero que tenha ajudado! Dúvidas? Pergunte nos comentários.

Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!



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